O restaurante que muda o cardápio toda semana; Conheça o Amecari
- Nicollas Calino

- 29 de ago.
- 3 min de leitura

O Visit Fortal conheceu hoje - 29/08 - o Amecari: um charmoso restaurante instalado numa casa de estilo mediterrâneo restaurado no bairro Aldeota. O restaurante se destaca por sua rica e temática gastronomia que, a cada semana, muda de inspiração e nos leva a diferentes viagens pelo globo. Nós experienciamos Florença, na Itália, em um menu em 3 tempos que une entrada, prato principal e sobremesa.
Para as entradas, escolhemos o "Panzanella", uma salada rústica de pão italiano, tomate fresco, azeitona preta, azeite extravirgem, manjericão e lascas de parmesão maturado e o Gravalax de salmão, creme de queijo e maça verde no pão tostado, esta última com opção vegetariana disponível.
Para os pratos principais, escolhemos o filé mignon grelhado ao molho amanteigado de porcini italiano com pappardelle toscano ao ragu de alcachofra e pancetta e o peixe grelhado ao molho de alcaparras com batatas ao limão siciliano e crocante de parmesão. Ambos os pratos também possuem versão vegetariana disponível.
Para as sobremesas, escolhemos as peras caramelizadas com caramelo salgado e crocante amanteigado de especiarias e o "polpettone di cioccolato", uma esfera de chocolate meio amargo com mousse de queijo doce cremoso de morango, raspas de chocolate branco e azeite extravirgem de hortelã.
E como bebida para acompanhar, escolhemos o coquetel autoral "Maria do Nordeste" que vai Ypióca 150, melaço de cana, aperol, limão taiti, suco de abacaxi e palitinhos de cana de açúcar. Um drink sensacional e que traz uma regionalidade nordestina gigante para nossa experiência gastronômica de florença.
Os pratos nos surpreenderam positivamente pelo acerto na construção, a riqueza de camadas, ingredientes e complexidade. Um restaurante com um ambiente agradável, charmoso, aconchegante e com uma culinária apaixonante que, com toda certeza, vale à pena demais você ir conhecer.
O Amecari
Desde a sua criação, o restaurante se destacou por um formato pouco usual na cidade: menus degustação que mudam semanalmente, concebidos como pequenas jornadas sensoriais por diferentes culturas. A cada nova semana, ingredientes sazonais e referências globais são revisitados com criatividade e precisão.
O ponto de partida para a experiência é sempre o mesmo: o amuse bouche que se tornou uma espécie de assinatura da casa, um delicado caldo de leite de coco com cogumelos orgânicos de Guaramiranga, servido ao lado de uma cocada salgada, também de cogumelos. “É um prato que resume nossa essência: brasilidade, surpresa e acolhimento”, afirma o chef.
Hoje, o Amecari atua em dois formatos complementares: o restaurante físico, que oferece menus de 8 etapas em 4 tempos, e o Restaurante Online, que mantém o espírito da casa com uma versão compacta da experiência, em 6 etapas, disponível via delivery ou retirada.
Mais que um restaurante ou um bistrô, o Amecari propõe uma escuta aos ingredientes, às memórias, às culturas. Cada menu é um exercício de atenção e refinamento, guiado por uma equipe comprometida em criar experiências únicas e verdadeiras.
O Chef Frederico Jayme
Com formação em Culinary Arts pela University of West London, Frederico Jayme construiu uma trajetória sólida em cozinhas renomadas, como o Noma (Copenhague), The Fat Duck (Bray), Maze (Londres), entre outras casas estreladas do Reino Unido. Além de sua vivência profissional, carrega um repertório raro: já passou por mais de 40 países em busca de experiências gastronômicas autênticas, mergulhando em cozinhas locais de lugares como Índia, Japão, Líbano, Vietnã, Síria e México.
Essa bagagem se expressa em pratos que provocam o paladar sem perder o vínculo com o território. O coco, por exemplo, é um dos ingredientes mais presentes em suas criações: “O coco não é apenas como um símbolo regional, é um elemento versátil, profundo e ainda pouco explorado em sua complexidade.” Explica Frederico.
“Cozinhar, para mim, é um gesto de escuta e de generosidade. Busco provocar reflexão, prazer e memória em quem nos visita. Cada prato conta uma história.” — Frederico Jayme











Comentários